sábado, 2 de maio de 2009

Boal

Falamos de Boal hoje. Cheguei em casa e vi na internet essa notícia:
"O diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta Augusto Boal morreu na madrugada deste sábado no Hospital Samaritano, do Rio de Janeiro. Ele tinha 78 anos."
Evoé Boal! Que Dionísio o receba com festa!

Emerson Rossini

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Com muita festa!

    Aqui tem um discurso muito bonito dele:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u540686.shtml

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Emerson... Em seu último texto/artigo (março/2009 - indicado acima pela Lilian) Boal escreveu algo sobre o que conversamos rapidamente na última oficina..selecionei dois trechinhos:
    "Uma das principais funções da nossa arte é tornar conscientes esses espetáculos da vida diária onde os atores são os próprios espectadores, o palco é a platéia e a platéia, palco. Somos todos artistas: fazendo teatro, aprendemos a ver aquilo que nos salta aos olhos, mas que somos incapazes de ver tão habituados estamos a olhar. O que nos é familiar torna-se invisível: fazer teatro, ao contrário, ilumina o palco da nossa vida cotidiana." (...) "Vendo o mundo além das aparências, vemos opressores e oprimidos em todas as sociedades, etnias, gêneros, classes e castas, vemos o mundo injusto e cruel. Temos a obrigação de inventar outro mundo porque sabemos que outro mundo é possível. Mas cabe a nós construí-lo com nossas mãos entrando em cena, no palco e na vida."
    Mensagem do Dia Mundial do Teatro. Augusto Boal.

    Bjo,
    Lenir

    ResponderExcluir
  5. GRANDE MESTRE QUE DEIXOU UM LEGADO INESTIMAVEL. AS SUAS LIÇÕES FICARÃO GRAVADAS ETERNAMENTE NA MEMORIA DE SEUS ADMIRADORES. VAI COM DEUS GRANDE MESTRE.

    ResponderExcluir